| ||||||||||||||||||||||||||||||||
P.E.I.-Programa de Enriquecimento Instrumental | ||||||||||||||||||||||||||||||||
O PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental é um programa estruturado em 21 instrumentos, que aumentam gradativamente o nível de complexidade e abstração. Deve ser aplicado sempre de forma mediada permitindo ao indivíduo aplicar, transferir e generalizar as informações adquiridas em situações diversas. Foi desenvolvido pelo Prof. Reuven Feuerstein e equipe, em Jerusalém, e está voltado para corrigir funções cognitivas deficientes e aumentar a capacidade de aprendizagem. Tem como objetivo criar no indivíduo condições emocionais, afetivas e motivacionais que o permita aprender a aprender, ou seja, a conhecer o seu próprio processo de aprendizagem. O programa visa desenvolver os pré-requisitos para aprender mais eficazmente através da exposição direta formal, bem como em situações de aprendizagem informal. A informação básica no programa de PEI está disponível no website www.icelp.org (Pesquisa - Teoria Básica - PEI). | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Programa de Enriquecimento Instrumental- PEI Básico | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
Apresentação | ||||||||||||||||||||||||||||||||
O Programa de Enriquecimento Instrumental – Básico (PEI-Básico) é uma extensão do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), que vem sendo usado mundialmente em diversos contextos educacionais, há mais de 45 anos. Os instrumentos do PEI-Básico foram elaborados por Rabi Rafi Feuerstein e também estão baseados na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Metodologia da Mediação. Permite ao profissional mediar o desenvolvimento cognitivo da criança, não alfabetizada, portadora de necessidades especiais e/ou com dificuldade de aprendizagem, estimulando-a e ajudando-a à potencializar sua capacidade de adquirir e gerar novos conhecimentos. | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetivo | ||||||||||||||||||||||||||||||||
· Introduzir instrumentos não verbais (em sua maioria) com o objetivo de propiciar condições favoráveis para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. · Acompanhar o desenvolvimento das crianças ativando as funções cognitivas básicas, através da construção de conceitos e vocabulário, propiciando a primeira tomada de consciência do processo de aprendizagem, ou seja, de aprender a aprender. · Promove o pensamento reflexivo, a motivação intrínseca, e o desenvolvimento do sentimento da criança como geradora de conhecimentos mais do que reprodutora passiva de informação. | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Conteúdo | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
Programa de Enriquecimento Instrumental- PEI Nível I | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
Apresentação | ||||||||||||||||||||||||||||||||
O PEI centra-se em crenças fundamentais. A mais importante é a da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, segundo a qual, é possível desenvolver o potencial de inteligência. Não se trata de modificar, no sentido de mudar um comportamento, mas sim, flexibilizar a estrutura cognitiva do organismo, para devolver-lhe a autonomia de pensar e se desenvolver, mais além do diagnóstico. Foi desenvolvido pelo Prof. Reuven Feuerstein e equipe, em Jerusalém, a partir das experiências com imigrantes após a segunda guerra mundial. | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetivo | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Capacitar profissionais na aplicação do PEI – Nível I – e metodologia da mediação para disporem de ferramentas que favoreçam o processo de aprendizagem dos sujeitos, prevenção das dificuldades e, conseqüentemente, a identificação e o desenvolvimento de funções cognitivas que são pré-requisitos para o aprender. | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
Conteúdo | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Sete instrumentos do Programa de Enriquecimento Instrumental - (PEI) - Organização de Pontos - Orientação espacial I - Comparação - Classificação - Percepção Analítica - Orientação espacial II - Ilustração | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
Curso Didática Centrada nos Processos - DCP | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Muitas das dificuldades para aprender se devem ao fato de não estar presente na relação ensino/aprendizagem a consciência do “por quê”, “para que”, e “como” se aprende. A Didática Centrada nos Processos é uma modalidade instrucional que combina o desenvolvimento dos conteúdos curriculares com o desenvolvimento dos processos, habilidades e estratégias de pensamento. Nesta modalidade instrucional, os conteúdos, igualmente aos processos cognitivos, possuem um duplo papel na aprendizagem. Os conteúdos, além de constituir o objetivo frente às exigências do currículo escolar, são utilizados como um meio para desenvolver os processos do raciocínio do aluno. Este curso se propõe a responder os questionamentos abaixo: • Como se manifesta o pensamento humano? • Como aprendemos? • O que ocorre mentalmente e psicologicamente, quando interagimos com os nossos alunos? • Como melhorar a qualidade de interação com os nossos alunos? • Porque alguns alunos não aprendem? • Como motivar nossos alunos para aprender? • Como provocar a curiosidade dos nossos alunos? • Como despertar a necessidade dos nossos alunos de estarem na escola, de aprender? • Qual é a importância dos conteúdos curriculares? • Quais são os processos cognitivos que estão subjacentes aos conteúdos curriculares? • Como avaliar o desenvolvimento de nossos alunos? • O que esperamos da escola do nosso século? | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetivo Geral - Contribuir para o desenvolvimento cognitivo, mudança atitudinal e metodológica do docente, a fim de propiciar condições favoráveis para a aquisição de aprendizagens significativas por parte dos alunos, favorecendo seu desempenho nas diferentes situações da vida as quais se vejam expostos. | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetivos Específicos · Ministrar ao docente informação teórico – metodológica acerca da Didática Centrada nos Processos que o capacite para compreender e avaliar os benefícios que a mesma provoca no processo ensino – aprendizagem. · Destacar o papel do docente como mediador estrategista. · Estimular no docente a tomada de consciência, acerca de seus próprios processos de pensamento e estratégias de aprendizagem. · Prover o docente de ferramentas que facilitem desenvolver seu papel educativo com maior satisfação e menor nível de frustração, tanto para ele como para seus alunos · Propiciar ao docente o desenvolvimento da criatividade e auto-aprendizagem. | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Programa Geral do Curso Ø Conceito de Inteligência Ø Metodologia da Mediação Ø Professor Mediador de Processos Ø Professor Mediador de Conteúdos Ø Blocos de Construção do Pensamento Ø Operações Mentais Ø Arte de Perguntar Ø Vivências com exercícios cognitivos | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
Horário : 8:30 as 18:30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Público Alvo | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Profissionais de Recursos Humanos, Orientadores Educacionais, Especialistas da Educação Infantil , Educadores em geral e Professores. Estes cursos serão ministrado pelos membros da equipe do NDPC - Formados pelo International Center for the Enhancement of Learning Potential — Israel. Serão conferidos Certificados reconhecidos pelo International Center for the Enhancement of Learning Potential ICELP. | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Local: Hadock Lobo, 369 sala 203- Tijuca- RJ 21 25692838-88992838- 88882838- ndpcontato@gmail.com Vagas Limitadas | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Os cursos de PEI –Parcelado em até 6 vezes | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
Mais informações e inscrições , através dos telefones 2188882838/88992838 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Espaço informativo sobre temáticas e ações relacionadas à inclusão educacional e social da pessoa com deficiência.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
CURSOS - Rio de Janeiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário