quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CURSOS - Rio de Janeiro






PEI Básico
PEI Nível I e II

Curso Didática Centrada nos Processos de Aprendizagem

P.E.I.-Programa de Enriquecimento Instrumental
O PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental é um programa estruturado em 21 instrumentos, que aumentam gradativamente o nível de complexidade e abstração. Deve ser aplicado sempre de forma mediada permitindo ao indivíduo aplicar, transferir e generalizar as informações adquiridas em situações diversas.  Foi desenvolvido pelo Prof. Reuven Feuerstein e equipe, em Jerusalém, e está voltado para corrigir funções cognitivas deficientes e aumentar a capacidade de aprendizagem. Tem como objetivo criar no indivíduo condições emocionais, afetivas e motivacionais que o permita aprender a aprender, ou seja, a conhecer o seu próprio processo de aprendizagem.
O programa visa desenvolver os pré-requisitos para aprender mais eficazmente através da exposição direta formal, bem como em situações de aprendizagem informal. A informação básica no programa de PEI está disponível no website www.icelp.org (Pesquisa - Teoria Básica - PEI).
Programa de Enriquecimento Instrumental- PEI Básico

Apresentação
O Programa de Enriquecimento Instrumental – Básico (PEI-Básico) é uma extensão do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), que vem sendo usado mundialmente em diversos contextos educacionais, há mais de 45 anos. Os instrumentos do PEI-Básico foram elaborados por Rabi Rafi Feuerstein e também estão baseados na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Metodologia da Mediação. Permite ao profissional mediar o desenvolvimento cognitivo da criança, não alfabetizada, portadora de necessidades especiais e/ou com dificuldade de aprendizagem, estimulando-a e ajudando-a à potencializar sua capacidade de adquirir e gerar novos conhecimentos.

Objetivo
·         Introduzir instrumentos não verbais (em sua maioria) com o objetivo de propiciar condições favoráveis para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.
·         Acompanhar o desenvolvimento das crianças ativando as funções cognitivas básicas, através da construção de conceitos e vocabulário, propiciando a primeira tomada de consciência do processo de aprendizagem, ou seja, de aprender a aprender.
·         Promove o pensamento reflexivo, a motivação intrínseca, e o desenvolvimento do sentimento da criança como geradora de conhecimentos mais do que reprodutora passiva de informação.
Conteúdo 
  • Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural
  • Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada
  • A Natureza da Experiência de Aprendizagem Mediada
  • Inter-relações dos instrumentos do PEI-B
  • Planejamento das Aulas
  • Aplicação Prática
  • Instrumentos que compõem o Programa PEI básico - Orientação Espacial básico - Empatia a ação - Identificando Emoções - Três Canais de Atenção - Organização de Pontos básico ,Da Unidade a Grupo - Comparando para Descobrir o Absurdo A e B.
  • Por ser um curso com carga horária de 100 horas, dividimos em duas fases, nesta fase estaremos utilizando somente os instrumentos: Orientação Espacial básico, Organização de Pontos básico, Comparando para Descobrir o Absurdo A e Identificando Emoções.
Programa de Enriquecimento Instrumental- PEI Nível I

Apresentação
O PEI centra-se em crenças fundamentais. A mais importante é a da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, segundo a qual, é possível desenvolver o potencial de inteligência. Não se trata de modificar, no sentido de mudar um comportamento, mas sim, flexibilizar a estrutura cognitiva do organismo, para devolver-lhe a autonomia de pensar e se desenvolver, mais além do diagnóstico. Foi desenvolvido pelo Prof. Reuven Feuerstein e equipe, em Jerusalém, a partir das experiências com imigrantes após a segunda guerra mundial.

Objetivo
Capacitar profissionais na aplicação do PEI – Nível I – e metodologia da mediação para disporem de ferramentas que favoreçam o processo de aprendizagem dos sujeitos, prevenção das dificuldades e, conseqüentemente, a identificação e o desenvolvimento de funções cognitivas que são pré-requisitos para o aprender.

Conteúdo
  • Bases teóricas da Modificabilidade Cognitiva Estrutural
  • Experiência de Aprendizagem Mediada
  • Critérios de Mediação
  • Operações Mentais e Funções Cognitivas
  • Mapa Cognitivo
  • Programação de atividades didáticas
Sete instrumentos do Programa de Enriquecimento Instrumental - (PEI) - Organização de Pontos - Orientação espacial I - Comparação - Classificação - Percepção Analítica - Orientação espacial II - Ilustração
 Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) -Nível II
Somente para profissionais com formação prévia nos instrumentos do PEI nível I podem participar.
·         Experiência de Aprendizagem Mediada – análise e reconhecimento dos critérios de mediação ;
·         Planejamento de lições e aplicação dos princípios do PEI.
·         Mapa Cognitivo – aprofundamento e planejamento
·         Instrução abrangente no que se refere ao material e didática dos 7 instrumentos 
·          Instrumentos -Relações familiares; Relações temporais; Desenho de Padrões; Instruções; Progressões numéricas; Silogismo e Relações Transitivas.

Curso Didática Centrada nos Processos - DCP
Muitas das dificuldades para aprender se devem ao fato de não estar presente na relação ensino/aprendizagem a consciência do “por quê”, “para que”, e “como” se aprende.
A Didática Centrada nos Processos é uma modalidade instrucional que combina o desenvolvimento dos conteúdos curriculares com o desenvolvimento dos processos, habilidades e estratégias de pensamento.
Nesta modalidade instrucional, os conteúdos, igualmente aos processos cognitivos, possuem um duplo papel na aprendizagem. Os conteúdos, além de constituir o objetivo frente às exigências do currículo escolar, são utilizados como um meio para desenvolver os processos do raciocínio do aluno.
Este curso se propõe a responder os questionamentos abaixo:
          Como se manifesta o pensamento humano?
          Como aprendemos?
          O que ocorre mentalmente e psicologicamente, quando interagimos com os nossos alunos?
          Como melhorar a qualidade de interação com os nossos alunos?
          Porque alguns alunos não aprendem?
          Como motivar nossos alunos para aprender?
          Como provocar a curiosidade dos nossos alunos?
          Como despertar a necessidade dos nossos alunos de estarem na escola, de aprender?
          Qual é a importância dos conteúdos curriculares?
          Quais são os processos cognitivos que estão subjacentes aos conteúdos curriculares?
          Como avaliar o desenvolvimento de nossos alunos?
         O que esperamos da escola do nosso século?
Objetivo Geral
- Contribuir para o desenvolvimento cognitivo, mudança atitudinal e metodológica do docente, a fim de propiciar condições favoráveis para a aquisição de aprendizagens significativas por parte dos alunos, favorecendo seu desempenho nas diferentes situações da vida as quais se vejam expostos.
Objetivos Específicos
·     Ministrar ao docente informação teórico – metodológica acerca da Didática Centrada nos Processos que o capacite para compreender e avaliar os benefícios que a mesma provoca no processo ensino – aprendizagem.
·     Destacar o papel do docente como mediador estrategista.
·     Estimular no docente a tomada de consciência, acerca de seus próprios processos de pensamento e estratégias de aprendizagem.
·     Prover o docente de ferramentas que  facilitem  desenvolver seu papel educativo com maior satisfação e menor nível de frustração, tanto para ele como para seus alunos
·     Propiciar ao docente o desenvolvimento da criatividade e auto-aprendizagem.

Programa Geral do Curso
Ø   Conceito de Inteligência
Ø   Metodologia da Mediação
Ø   Professor Mediador de Processos
Ø   Professor Mediador de Conteúdos
Ø   Blocos de Construção do Pensamento
Ø   Operações Mentais
Ø   Arte de Perguntar
Ø   Vivências com exercícios cognitivos

Cursos

 Data
Carga horária
Investimento
PEI Nível I
Intensivo
janeiro
17 a 23
80 horas
R$ 1.650,00
PEI Nível II
Intensivo
janeiro
23 a 30
80 horas
R$ 1750,00
DCP
Intensivo
janeiro
11, 12 e 13
30 horas
R$ 680,00
PEI básico


outubro
30 e 31
80horas
R$ 1850,00
novembro
27 e 28
dezembro
11 e 12
janeiro
15 e 16
Horário : 8:30 as 18:30

Público Alvo
Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Profissionais de Recursos Humanos, Orientadores Educacionais, Especialistas da Educação Infantil , Educadores em geral e Professores.
Estes cursos serão ministrado pelos membros da equipe do NDPC - Formados pelo International Center for the Enhancement of Learning Potential — Israel.
Serão conferidos Certificados reconhecidos pelo International Center for the Enhancement of Learning Potential ICELP.
 Local: Hadock Lobo, 369 sala 203- Tijuca- RJ
21 25692838-88992838- 88882838- ndpcontato@gmail.com

Vagas Limitadas
Os cursos de PEI –Parcelado em até 6 vezes

Mais informações e inscrições , através dos telefones
2188882838/88992838

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