|  | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| 
 P.E.I.-Programa   de Enriquecimento Instrumental | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| O PEI -   Programa de Enriquecimento Instrumental é um programa estruturado em 21   instrumentos, que aumentam gradativamente o nível de   complexidade e abstração. Deve ser aplicado sempre de forma mediada   permitindo ao indivíduo aplicar, transferir e generalizar as informações   adquiridas em situações diversas.  Foi desenvolvido pelo Prof. Reuven Feuerstein e equipe, em Jerusalém, e está voltado   para corrigir funções cognitivas deficientes e aumentar a capacidade de   aprendizagem. Tem como objetivo criar no indivíduo condições   emocionais, afetivas e motivacionais que o permita aprender a aprender, ou   seja, a conhecer o seu próprio processo de aprendizagem. O programa visa   desenvolver os pré-requisitos para aprender mais eficazmente através da   exposição direta formal, bem como em situações de aprendizagem informal. A   informação básica no programa de PEI está disponível no website www.icelp.org   (Pesquisa - Teoria Básica - PEI). | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Programa   de Enriquecimento Instrumental- PEI Básico | ||||||||||||||||||||||||||||||||
|  | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Apresentação | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| O Programa de Enriquecimento Instrumental –   Básico (PEI-Básico) é uma extensão do Programa de Enriquecimento   Instrumental (PEI), que vem sendo usado mundialmente em diversos   contextos educacionais, há mais de 45 anos. Os instrumentos do PEI-Básico   foram elaborados por Rabi Rafi Feuerstein e também estão baseados na Teoria da   Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Metodologia da Mediação. Permite   ao profissional mediar o desenvolvimento cognitivo da criança, não   alfabetizada, portadora de necessidades especiais e/ou com dificuldade de   aprendizagem, estimulando-a e ajudando-a à potencializar sua capacidade de   adquirir e gerar novos conhecimentos. | ||||||||||||||||||||||||||||||||
|  | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Objetivo    | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ·           Introduzir   instrumentos não verbais (em sua maioria) com o objetivo de propiciar   condições favoráveis para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.  ·           Acompanhar o   desenvolvimento das crianças ativando as funções cognitivas básicas, através   da construção de conceitos e vocabulário, propiciando a primeira tomada de   consciência do processo de aprendizagem, ou seja, de aprender a aprender.  ·           Promove o   pensamento reflexivo, a motivação intrínseca, e o desenvolvimento do   sentimento da criança como geradora de conhecimentos mais do que reprodutora   passiva de informação. | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Conteúdo   | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| 
 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Programa   de Enriquecimento Instrumental- PEI Nível I | ||||||||||||||||||||||||||||||||
|  | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Apresentação | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| O PEI centra-se em crenças fundamentais.   A mais importante é a da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, segundo a   qual, é possível desenvolver o potencial de inteligência. Não se trata de   modificar, no sentido de mudar um comportamento, mas sim, flexibilizar a   estrutura cognitiva do organismo, para devolver-lhe a autonomia de pensar e   se desenvolver, mais além do diagnóstico. Foi desenvolvido pelo Prof. Reuven   Feuerstein e equipe, em Jerusalém, a partir das experiências com imigrantes   após a segunda guerra mundial. | ||||||||||||||||||||||||||||||||
|  | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Objetivo | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Capacitar profissionais na aplicação do PEI   – Nível I – e metodologia da mediação para disporem de ferramentas que   favoreçam o processo de aprendizagem dos sujeitos, prevenção das dificuldades   e, conseqüentemente, a identificação e o desenvolvimento de funções   cognitivas que são pré-requisitos para o aprender.  | ||||||||||||||||||||||||||||||||
|  | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Conteúdo | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| 
 Sete instrumentos do Programa de   Enriquecimento Instrumental - (PEI) - Organização de Pontos -   Orientação espacial I - Comparação - Classificação - Percepção Analítica -   Orientação espacial II - Ilustração  | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| 
 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
|  | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Curso   Didática Centrada nos Processos - DCP | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Muitas   das dificuldades para aprender se devem ao fato de não estar presente na   relação ensino/aprendizagem a consciência do “por quê”, “para que”, e “como”   se aprende.  A Didática   Centrada nos Processos é uma modalidade instrucional que combina o   desenvolvimento dos conteúdos curriculares com o desenvolvimento dos   processos, habilidades e estratégias de pensamento. Nesta   modalidade instrucional, os conteúdos, igualmente aos processos cognitivos,   possuem um duplo papel na aprendizagem. Os conteúdos, além de constituir o   objetivo frente às exigências do currículo escolar, são utilizados como um   meio para desenvolver os processos do raciocínio do aluno. Este curso   se propõe a responder os questionamentos abaixo: •            Como   se manifesta o pensamento humano? •            Como   aprendemos? •            O   que ocorre mentalmente e psicologicamente, quando interagimos com os nossos   alunos? •            Como   melhorar a qualidade de interação com os nossos alunos? •            Porque   alguns alunos não aprendem? •            Como   motivar nossos alunos para aprender? •            Como   provocar a curiosidade dos nossos alunos? •            Como   despertar a necessidade dos nossos alunos de estarem na escola, de aprender? •            Qual   é a importância dos conteúdos curriculares? •            Quais   são os processos cognitivos que estão subjacentes aos conteúdos curriculares? •            Como   avaliar o desenvolvimento de nossos alunos? •           O   que esperamos da escola do nosso século? | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Objetivo Geral -   Contribuir para o desenvolvimento cognitivo, mudança atitudinal e   metodológica do docente, a fim de propiciar condições favoráveis para a   aquisição de aprendizagens significativas por parte dos alunos, favorecendo   seu desempenho nas diferentes situações da vida as quais se vejam expostos. | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Objetivos   Específicos ·     Ministrar   ao docente informação teórico – metodológica acerca da Didática Centrada nos   Processos que o capacite para compreender e avaliar os benefícios que a mesma   provoca no processo ensino – aprendizagem. ·     Destacar o   papel do docente como mediador estrategista.  ·     Estimular no docente a tomada de   consciência, acerca de seus próprios processos de pensamento e estratégias de   aprendizagem. ·     Prover o docente de ferramentas   que  facilitem  desenvolver seu papel educativo com maior   satisfação e menor nível de frustração, tanto para ele como para seus alunos ·     Propiciar ao docente o   desenvolvimento da criatividade e auto-aprendizagem. | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Programa   Geral do Curso Ø   Conceito de Inteligência  Ø   Metodologia   da Mediação Ø   Professor   Mediador de Processos Ø   Professor   Mediador de Conteúdos Ø   Blocos de   Construção do Pensamento Ø   Operações Mentais Ø   Arte de   Perguntar Ø   Vivências   com exercícios cognitivos  | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| 
 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Horário : 8:30 as 18:30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Público   Alvo | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Profissionais de Recursos   Humanos, Orientadores Educacionais, Especialistas da Educação Infantil ,   Educadores em geral e Professores. Estes cursos serão ministrado pelos membros da equipe do NDPC - Formados pelo International Center for the Enhancement of Learning Potential — Israel. Serão conferidos Certificados reconhecidos pelo International Center for the Enhancement of Learning Potential ICELP. | ||||||||||||||||||||||||||||||||
|  Local: Hadock Lobo, 369 sala 203- Tijuca-   RJ 21 25692838-88992838- 88882838-   ndpcontato@gmail.com Vagas Limitadas | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Os cursos de PEI –Parcelado   em até 6 vezes | ||||||||||||||||||||||||||||||||
|  | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Mais   informações e inscrições , através dos telefones 2188882838/88992838 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Espaço informativo sobre temáticas e ações relacionadas à inclusão educacional e social da pessoa com deficiência.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
CURSOS - Rio de Janeiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário